domingo, 17 de outubro de 2010

SONHOS


Por Thalita Rebouças

"Seis anos atrás eu bati na porta do Espaço Criança Esperança do morro Pavão-Pavãozinho com um objetivo: ser voluntária do projeto. Lá, fui superbem recebida e tive a ideia de dar uma Oficina de Criação Literária para os monitores que tomam conta do espaço. Eram adolescentes de 14 a 18 anos que não tinham lá muito contato com os livros.

Foi tão gostoso que fui ficando, ficando. Passei três meses estimulando a leitura e a escrita. Apresentei à turma Fernando Sabino, João Ubaldo Ribeiro e Verissimo para mostrar a eles, na prática, que ler é bacana -- lema da minha eterna campanha.

Aos poucos, eles começaram a se apaixonar pelo hábito da leitura e (maravilha das maravilhas!) passaram a frequentar a biblioteca não só para ter aula comigo, mas para devorar livros. O Diego foi um desses alunos, capturado sem muito esforço pela magia das palavras. Sempre criativo, durante as aulas ele fazia toda a turma rir ao ler seus textos de forma gaiata.

Qual não foi minha surpresa quando recebi um email dele, dizendo que estava lançando um livro, O Julgamento de Lampião, e que é ele ao lado de Rodrigo Lombardi na propaganda do Criança Esperança. Mas o mais bonito ele deixou pro final: escreveu que eu era sua inspiração. Como professora e como pessoa que realiza sonhos.

Chorei. Uma sensação tão boa tomou conta de mim! Ele sonhou, correu atrás e publicou um livro, nem aí para as pedras que poderiam surgir no meio do caminho, nem aí para quem não acreditava nele. Foi lá e fez. É ou não é para ficar orgulhosa e chorar, chorar, chorar?

Diego, agora somos colegas. É muito, muito bacana fazer parte da sua trajetória. Sucesso e vida longa à sua carreira de escritor."

VISITE: http://www.thalita.com

3 comentários:

  1. Essa é a minha mentora! muito orgulho dela!

    ResponderExcluir
  2. que historia linda! parece até filme. parabens!

    ResponderExcluir